Esta é uma das perguntas que mais recebo e hoje vamos esclarecer essa dúvida.

Basicamente temos duas linhas de Tarot: O Tarot de Marselha e o Tarot de Rider-Waite, e os milhares de baralhos de Tarot que existem no mercado hoje são baseados ou em uma linha ou em outra e é importante atentar para suas diferenças.

Com relação aos Arcanos Maiores não há problemas, pois as cartas são bem ilustradas, passando a ideia do arquétipo. Porém a grande diferença está nos Arcanos menores. Veja baixo:

Tarot de Marselha | Café com

                                           Tarot de Marselha

O Tarot de Marselha é o mais antigo e com mais registros históricos, porém seus arcanos menores não trazem uma imagem que ilustra o significado da carta. Por exemplo, o 2 de copas são duas taças, o 3 de espadas são três espadas, e assim o significado tem que estar na cabeça.

Tarot Rider-Waite | Café com Taro

                                      Tarot Rider-Waite

Já o Tarot Rider-Waite ilustrou os significados dos arcanos menores. Cada um deles vem com uma imagem que representa o seu significado, o que deixa a carta mais intuitiva. Se você não lembrar o significado, apenas de olhar para a carta, conseguirá saber do que se trata.

Para iniciar o estudo do Tarot é melhor que seja um baralho que tenha como base o Rider-Waite.

Eu recomendo o Tarô Mitológico, da Liz Greene e Juliet Sharman-Burke.

Tarô Mitológico
Tarô Mitológico

Por que?

Porque as autoras fizeram um trabalho maravilhoso, associando cada arcano a uma figura da mitologia Grega. Como cada figura tem a sua estória, fica mais fácil guardar os significados.

Cada naipe dos arcanos menores conta uma estória:

  • Paus conta a lenda de Jasão e o Velocino de Ouro.

  • Copas conta a lenda de Eros e Psiquê.

  • Espadas traz a Maldição da Casa de Atreu.

  • Ouros conta a estória do artesão Dédalo.

Cada estória começa no Ás e vai até a carta 10, é uma sequência e isto ajuda absurdamente na hora de guardar os significados. No naipe de Copas, por exemplo, vamos ter o desenrolar de uma estória de amor que começa na carta 2, passa por todas as situações que costumamos passar, e termina com a felicidade plena na carta 10.

Depois que estiver familiarizado com as cartas, você pode jogar com qualquer baralho de Tarot, até mesmo o de Marselha.

Dica

Você pode usar o próprio Tarot Rider-Waite, porém tome cuidado com os baralhos que são baseados nele. Alguns são bem fiéis às cartas originais, porém existem vários que mudam, além da simbologia, as cartas da corte.

Os Tarots que tem como tema a Wicca, Bruxaria e Paganismo, dificilmente tem um Rei. No lugar dele vamos encontrar uma Anciã e isto pode confundir na hora da aprendizagem.

Como disse anteriormente, depois que gravou as cartas, você consegue associar os significados sem problemas.

Era isso!
Espero ter ajudado a trazer uma luz sobre este tema.

Comente o que você achou e qual é a sua opinião.

Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)