Saiba tudo sobre energias negativas e como lidar com elas.

O que são Energias Negativas?

Tudo no Universo é energia.

Se a energia é boa ou ruim depende da vibração dela. Energia negativa é a energia de baixa vibração, de baixa frequência, ao passo que energia positiva é aquela com uma alta vibração.

Apenas para efeito de explicação, vamos imaginar que a energia se divide desta forma – vibração de 1 a 10:

10 – amor
09 – alegria
08 – otimismo
07 – contentamento
06 – disposição
05 – tédio
04 – inveja
03 – raiva
02 – vingança
01 – ódio

Desta forma conseguimos perceber que emoções baixas geram energia negativa. Se quiser conhecer a escala emocionar veja o artigo O que você está emitindo?, aqui no site.

A energia negativa pode ser gerada:

  • Por você mesmo – na maioria das vezes, inconscientemente, com pensamentos negativos, tristeza, frustração, raiva etc.
  • Por uma pessoa que sente inveja de você, ou raiva, ou ódio, podendo ser consciente ou inconsciente.
  • Por uma pessoa que deseja fazer o mal para você, neste caso conscientemente, então manipula e direciona energias de ataque.
  • Por entidades espirituais com baixa vibração ou em sofrimento, que se aproximam de você.
  • Por entidades espirituais que desejam fazer o mal para você, por vingança ou devido a algum trabalho de magia em que foram convocados.

Estas vibrações de baixa frequência pode nos atingir, desarmonizando nosso campo energético e atraindo situações negativas para nossa vida.

Tipos de Energia Negativa

As energias negativas têm várias nuances. Vamos ver alguns tipos mais comuns:

Os filmes e livros de ficção trazem a figura do vampiro com um ser sugador de sangue, porém essa ideia vem do real vampiro que é o vampiro energético.

O vampiro se alimenta da sua energia. Pessoas e espíritos negativos não conseguem se reabastecer e acabam sugando a energia do outro.
Para você se reabastecer de energia, basta uma mentalização, veja no artigo Sinta sua Força Interior.

Como ocorre?

Pode ser simplesmente em uma conversa, onde uma pessoa com baixa energia suga a sua e você fica exaurido. Normalmente o vampiro é inconsciente deste processo.

Pode ser uma espécie de manipulação, onde o vampiro ou te adula ou te coloca para baixo, e você entrando na frequência, perde energia.

Pode acontecer de um espírito negativo sugar sua energia conscientemente.

E também tem aqueles espíritos que se alimentam de baixas vibrações, então ficam perto de pessoas que exalam isto. Por exemplo, uma pessoa que constantemente faz fofoca, atrai um espírito que se alimenta desta energia. Ou uma pessoa sempre raivosa, tem ao lado um espírito que vai provocá-la sempre para que ela perca a calma para poder se alimentar esta energia.

No decorrer da minha jornada espiritual tive a oportunidade de conversar com alguns deles, que já estão no mundo espiritual. Eles são simpáticos e estabelecem uma conversa tranquila, conforme você vai conversando, sem perceber, você vai entrando na dele e ele vai te sugando. Quando ele vai embora parece que você carregou um caminhão nas costas.

Egrégora é uma reunião de pensamentos iguais.

Quando você vai a uma casa religiosa, seja ela qual for, você sente paz, calma, serenidade. Por que? Porque as pessoas que estão ali estão pensando em paz, calma e serenidade. A maioria delas vai com o coração em paz, e sentimos isto no ambiente.

O contrário também ocorre e se você analisar a época em que vivemos, poderá perceber que existe muita raiva, ódio, medo, etc. Todos estes pensamentos se juntam e ficam como “uma nuvem negra sob nossas cabeças”. Se não tivermos foco, entramos nessa egrégora e somos afetados por estas energias.

Nós vivemos no mundo material e espiritual ao mesmo tempo. São apenas frequências diferentes.

Pense num rádio sintonizado na frequência 100,9 mz (Jovem Pan). Se quiser ouvir outra rádio, você simplesmente procura a frequência correta e troca, por exemplo para 90,5 mz (CBN).

Para trocar de estação, é necessário mudar o aparelho de rádio de lugar? Não, porque as frequências estão todas passando pelo ar, é só sintonizar.

A mesma coisa acontece com o que se chama de mundo físico e mundo espiritual, é apenas uma frequência. Desta forma podemos entender que os espíritos convivem conosco e estão mais próximos do que pensamos.

Quando um espírito quer te influenciar a fazer algo, como citei no exemplo acima da pessoa nervosa, ele vai ficar “falando” na sua orelha para que pense em situações que te tiram do sério e perca sua calma.

Existem vários motivos para um espírito negativo te influenciar – sugar sua energia (vampirismo), sentimentos de vingança (obsessões), raiva, etc.

Isto serve para todo tipo de influência. O que chamamos de protetor ou anjo da guarda é um espírito que tenta te influenciar e te inspirar para o bem.

Inveja, todos nós sabemos, é quando alguém deseja ter o que você tem. O mau olhado é a inveja acrescida da raiva.

Isto é muito comum em nossa sociedade porque as pessoas não acreditam na abundância. Acreditam que quando o outro está bem, é próspero, ele está “roubando” a parte delas.

Mas pense comigo uma coisa, como disse o Gasparetto. Alguma vez você pensou assim: “Eu estou saudável, deixa eu ficar doente um pouco para poder passar minha saúde para quem está precisando?” Claro que não, porque a saúde está aí para todo mundo.

A mesma coisa a abundância, a prosperidade, a motivação, a autoestima etc.

Mas como há esta crença na falta, as pessoas acabam projetando estes sentimentos de inveja e mau olhado sobre alguém que julga estar em melhor posição que elas.

Este tema é longo, mas vou tentar resumir.

Somos seres eternos e vivemos várias vidas, várias encarnações para ir aumentando nossa consciência. E embora os espíritos sejam criados “simples e ignorantes”, quer dizer nem bom, nem ruim, a percepção que eu tenho é que precisamos passar por todas as fases como aprendizado e conhecimento.

Sendo assim saiba que você já foi “mauzinho”. Sim, é duro de engolir, mas é a realidade. Hoje somos pessoas do bem, procuramos evoluir, ser generosos, não fazemos o mal, etc., mas no passado deixamos a desejar. Todos, sem exceção.

Você pode comparar como a humanidade vem evoluindo ao pensar no Coliseu em Roma. Na antiguidade eles se divertiam em ver um matar o outro. Hoje já evoluímos para o MMA, rsrsrs

Sabendo disto fica fácil percebermos que muito provavelmente magoamos, traímos e machucamos outras pessoas. Algumas destas “outras pessoas”, que foram prejudicadas por nós, não nos perdoaram e ficam perto de nós (em espírito) para nos influenciar a fazer besteiras, justamente para a gente sofrer. Eles querem justiça, e muitas vezes vingança.

Então o obsessor não é um demônio ou alguém criado para o mal. É simplesmente alguém com quem temos uma dívida e que vem nos cobrar.

Trabalhos espirituais, magia negra e macumba são todas demonizações para a mesma coisa – são manipulações energéticas para fazer o mal para alguém.

Magia é uma só, vai depender se a pessoa vai utilizá-la para o bem ou para o mal. Para o bem convencionou-se chamar de Magia Branca, e para o mal, Magia Negra.

A Magia Negra pode ser feita de duas formas:

  • pela própria pessoa que quer prejudicar alguém, manipulando energias e elementos para enviar o mal a alguém.
  • por uma entidade espiritual que é “contratada” para o serviço. A pessoa que quer prejudicar uma outra, vai até um feiticeiro, pai de santo, etc., para que este faça o “trabalho”. Geralmente são contatadas entidades de baixa vibração que aceitam fazer o “trabalho sujo” mediante pagamento – oferendas, sangue etc.

Apesar destas serem práticas muito antigas, até hoje estão presentes em nossa sociedade. Muito mais até do que gostaríamos de imaginar.

O que a Energia Negativa provoca em você?

Cada pessoa apresenta um quadro específico, mas na maioria das vezes são:

  • Irritabilidade, raiva, ataques de ira, explosões constantes

  • Perda do sono, sono agitado, pesadelos ou acorda muito cansado, parece que não dormiu

  • Fraqueza, cansaço e falta de energia constantes

  • Pessimismo, depressão, pânico, esquizofrenia.

  • Problemas e obstáculos no trabalho, nada flui e parece que tudo dá errado.

  • Dificuldade de relacionamento, seja amoroso ou social, discussões constantes, brigas, ataques.

  • Saúde precária, fica sempre doente sem causa aparente

  • Problemas de todos os tipos, o que se costuma chamar de “caminhos fechados”, nada dá certo

  • Dificuldade de tomar decisões e fazer escolhas, ou faz escolhas erradas

Defesa Energética

Como se proteger das Energias Negativas?

A melhor e única maneira de se proteger de energias negativas, seja de qual tipo for, é elevar a sua vibração.

Lembra da Escala das Emoções? Não, então vou colocar abaixo.

Escala da Consciência de Hawkins

Não existe milagre, nem algo poderoso que vá acabar com estas energias. Não adianta usar arruda se a negatividade começa por você. Não adianta usar pimenta se é você quem sente inveja dos outros. E por aí vai.

Vou citar abaixo algumas formas de dispersá-las, mas quero que tenha em mente que estas soluções serão temporárias. Elas ajudam e muito, mas se não houver uma mudança interna de consciência, tudo voltará à estaca zero.

A base de tudo, o segredo do segredo é se observar.

  • Se alguém te irrita, não importa o que tenha feito, é você quem se irrita com as atitudes daquela pessoa. Saia da faixa, não entre na negatividade, deixe passar.
  • Se alguém falou mal de você, paciência, a verdade sempre aparece, mais hora menos hora. Não precisa sair correndo para defender sua honra.
  • Se tem alguém pessimista e está falando de todos os problemas do mundo, desconverse, saia da conversa, não alimente, não entre nessa vibração, não fale mal dos outros.
  • Não critique. Mesmo que não concorde.
  • Não faça discursos de ódio contra alguém, incluindo políticos, governo ou o BBB.
  • Se você se pegar num destes hábitos ou pensamentos, mude sua “estação”, pense em outra coisa.

Isto tudo não é por questões religiosas, é física quântica, lei da atração. O que você emana, você atrai. Se você criticar alguém, por exemplo, você está emanando negatividade e abrindo portas para que pessoas e/ou espíritos possam te manipular.

Tire o único poder que o mal tem: a sua atenção. Tudo aquilo em que você coloca sua atenção você atrai. Então se alimente do bem.

Lembre-se, todos viemos de uma única Fonte, que você pode chamar como quiser. E a vibração desta Fonte é o amor. Quanto mais próximo você estiver deste sentimento, mais blindado estará de toda a energia negativa.

Como se livrar de uma Obsessão Espiritual?

Como expliquei antes, as obsessões normalmente tem causa em alguma vida passada e criam laços energéticos que prendem o obsessor ao obsidiado. Por este motivo não adianta ir ao centro espírita pedindo para tirarem essa pessoa da sua energia, pois mesmo que fizessem, o obsessor retorna, pois existem laços que os ligam.

A única forma de se acabar com a obsessão espiritual é a mudança de comportamento.

Explico: os laços que nos une a um obsessor geralmente são de raiva, vingança, traição, etc. Mesmo que hoje não sejamos mais a mesma pessoa que magoou o outro, sempre alguns traços nós trazemos. Por exemplo, a impaciência, a irritação, a intolerância, etc.

Quando, numa cassa espírita, tentamos o diálogo entre os dois, o que mais ouvimos é: “Por que está ajudando Fulano? Ele não muda. Pergunte para ele como passou a semana irritado.” Isto quer dizer que, a “irritação” do nosso exemplo, é o elo que os une.

Quando mudamos nossa postura, passamos a ter comportamentos e atitudes mais calmas e tranquilas, esse laço se desfaz. O próprio obsessor acaba reconhecendo que a pessoa está mudando.

Pedir perdão também é importante. Mesmo que você não se lembre do passado, ao fazer suas orações, faça também um pedido de perdão para aqueles a quem você prejudicou. Tem que ser um pedido sincero, não apenas para se livrar do obsessor, senão não adianta.

O obsessor melhora quando nós melhoramos.

Como se limpar de Energias Negativas?

Como citei acima, a mudança de consciência é fator essencial, mas vamos a algumas dicas que ajudam neste processo:

  • Água
    Quando você atende uma pessoa, sua aura e a dela ficam em contato.
    Para se purificar após os atendimentos, lave as mãos e braços, até o cotovelo nos intervalos. Você corta a energia da pessoa.

  • Banho de Sal Grosso
    Este é clássico. É largamente recomendado para repelir energias negativas, pois ele literalmente tira tudo que está perto e sobre você.

    A frequência vibracional do sal grosso é de 728 Thz (tera-hertz) e seu comprimento de onda é de 415 nm (nanômetros). Ele equivale à cor violeta e possui os mesmos efeitos, sendo capaz de neutralizar campos eletromagnéticos negativos.

    O que muita gente não sabe é que ele “queima” os espíritos negativos, mas também os positivos. Mas calma, os mentores sempre ficam por perto.

    Banho
    Coloque 7 punhadinhos de sal grosso em uma vasilha ou balde. Leve para o banheiro. Após seu banho higiênico normal, complete a vasilha com água do chuveiro. Mexa com a mão e jogue do pescoço para baixo. Se seque o mínimo possível.

  • Banho de Anil
    Aquela pedra azulzinha que era usada para lavar roupas.

    Banho
    Coloque um pedacinho em um litro de água. Dissolva, complete com mais água, quente ou fria. Jogue do pescoço para baixo.

  • Ervas de Proteção
    Alecrim, Arruda, Comigo Ninguém Pode, Espada de São Jorge, Manjericão, Pimenta, Quebra Demanda

    Elas podem ser cultivadas em casa, num vaso ou jardim, ou usadas para fazer um banho.

    Banho
    O banho pode ser feita com todas estas ervas ou apenas uma delas.
    Coloque um punhado de cada erva em um litro de água fervente. Abafe por 5 minutos. Complete com mais água, quente ou fria. Jogue do pescoço para baixo.

  • Cristal Selenita
    A selenita é um cristal de altas vibrações e ajuda muito na limpeza energética.

    Passe um bastão de selenita pelo seu corpo para retirar toda energia negativa.

  • Defumação
    Feita com incensos ou ervas de proteção ao redor do seu corpo para dispersar as energias negativas.

  • Pólvora
    Este procedimento não é recomendado para ser feito em casa. Normalmente é feito em casas de umbanda, preparadas para isto.
    Faz-se um círculo de pólvora ao redor da pessoa e coloca fogo.
    A pólvora vai queimar na direção do círculo e vai causar uma explosão, jogando longe todo espírito ou influência que estiver sobre você.

    IMPORTANTE NÃO FAÇA EM CASA, NEM SOZINHO.

  • Oração
    Claro que a oração não poderia ficar de fora. Fazer sua conexão espiritual, agradecer e pedir proteção, é um item básico para afastar energias negativas. Porém, só ela não basta, assim como não bastam apenas os rituais acima. Tem que ter a mudança de atitude.

Como limpar a sua casa de Energias Negativas?

Dicas para manter um ambiente mais purificado energeticamente. Novamente ressalto a importância da mudança de postura para que o efeito dure. Uma casa com harmonia e amor é automaticamente protegida das influências negativas.

  • Sal Grosso
    De tempos em tempos é bom fazer uma limpeza na sua casa com sal grosso.

    Comece do final da sua casa em direção à porta da frente.
    Coloque um pouquinho de sal grosso em cada canto da casa, onde cruzam as paredes.
    Vá pedindo que toda a energia negativa seja retirada, que se alguém precisa de ajuda, que possa ser levado, e que só fique em sua casa o bem e a harmonia.
    Vá falando e jogando ao sal até chegar na porta da frente.
    Coloque um pouco na porta e saia de casa por pelo menos 1 hora.
    Se não for possível sair, tudo bem.
    Após 1 hora pode recolher ou se preferir pode recolher no dia seguinte..

  •  Anil
    Aquela pedra azulzinha que era usada para lavar roupas.

    Coloque um pedacinho em balde com água,
    Dissolva completamente a pedra.
    Passe um pano úmido com essa água no chão da casa toda.

  • Ervas de Proteção
    Alecrim, Arruda, Comigo Ninguém Pode, Espada de São Jorge, Manjericão, Pimenta, Sal Grosso.

    Faça uma “vassourinha” com estas ervas, amarrando-as pelo cabo.
    Coloque um punhado de sal grosso num balde com água.
    Molhe as ervas e vá batendo no chão da sua casa, mentalizando toda energia negativa sendo retirada.
    Faça isso pela casa toda.

  • Defumação
    Acenda incensos, defumadores ou ervas num incensário e passe pela sua casa.
    Faça suas orações e mentalizações para que a energia negativa seja retirada.

  • Cascas de Alho e Cascas de Cebola
    Queime cascas de alho e cebola para dispersar a energia negativa.
    Coloque as cascas numa panela, caldeirão ou pote de barro.
    Coloque um pouco de álcool em gel para ajudar a queimar e jogue um fósforo aceso dentro.
    Mentalize toda a energia negativa sendo retirada.

    IMPORTANTE: FAÇA COM CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR.

  • Oração
    Crie o hábito de fazer orações pela proteção da família e da casa. Pode ser diariamente ou semanalmente.

Dicas para espantar a Energia Negativa

Seguem algumas dicas para prevenir que a energia negativa entre na sua casa.

  • Faça uma limpa
    Doe ou jogue fora tudo que não usa há mais de um ano. Se você não usou até agora, muito provavelmente não usará mais. Coisas acumuladas travam a energia de prosperidade. Abra espaço para o novo.

  • Se livre de coisas quebradas
    Tudo tem energia. Móveis, utensílios e enfeites quebrados acumulam energia negativa.

  • Renove o Ar
    Sempre que possível deixe as janelas e portas abertas para ventilar. O vento leva as energias negativas embora.

  • Limpeza
    O ambiente deve estar sempre limpo e arejado. Espíritos negativos adoram sujeira, mau cheiro e bagunça. Eles se alimentam disso.

  • Plantas
    Tenha mais plantas em casa, atrai a energias dos elementais, mais vida e alegria, porém, plantas espinhosas devem ficar do lado de fora, numa varanda ou quintal.

  • Drusa de Ametista
    Coloque uma drusa de ametista na sua sala para renovar as energias. Não se esqueça de limpar uma vez por semana, mergulhando em água (não coloque sal porque tira a cor da pedra) e depois deixando a num vaso de plantas ou jardim para absorver energia da terra.

  • Turmalina Negra
    Mantenha um cristal turmalina negra na sua casa ou escritório. Ela irá absorver a energia negativa. Uma vez por semana você deve limpar o cristal colocando-o num vaso de plantas.
    A turmalina negra é sensível a água e acaba soltando pedaços.

  • Espelho
    Espelhos rebatem a energia negativa. Tenha na sua sala, de preferência voltado para a porta de entrada.

  • Sálvia branca
    Sálvia branca é uma planta de proteção. Você pode comprar um rolinho ou fazer um enrolando a erva com barbante. Acenda o rolinho e passe pela sua casa. Além de remover as energias negativas, fica com um cheiro gostoso de erva.

  • Objeto de proteção
    Aqui vai da sua crença. Pode ser um crucifixo, um pentagrama, um pandeiro de cigano, uma imagem de Cristo, etc. Tem que ser um objeto que faz sentido para você como objeto de proteção.

  • Incenso ou Sprays
    Acenda um incenso que você goste para deixar a casa perfumada. Você também pode usar sprays com óleos essenciais de sua preferência – lavanda, alecrim, camomila.

  • Fogão
    O fogão é a cabala da sua casa, um ponto de prosperidade extremamente importante, por tanto, deve estar sempre limpo, e em perfeito funcionamento. Quando não estiver em uso, enfeite com flores e frutas.

  • Evite cores escuras
    Sim eu sei que isto pode ser um gosto pessoal, mas seria bom evitar paredes, lençóis e cortinas em tons escuros. Lembre-se que esta é uma cor familiar para os espíritos negativos. Deixe os tons escuros para um móvel, um objeto ou um acessório.

  • Lixo
    Lixo e papel higiênico acumulado no seu banheiro, aumentam as larvas astrais e formam um ponto de sombra na sua casa. Descarte todos os dias.

  • Desordem
    Roupas e gavetas desarrumadas trazem energia de desorganização para a vida, dificultando a realização de metas e objetivos. Arrume toda semana.

  • Alimentos 
    Não deixe alimentos se estragando na geladeira. Melhor ela vazia do que acumulando energia de putrefação. Atrai escassez para sua casa. O universo entende que se está estragando, está sobrando.

  • Umidade
    Conserte vazamentos, goteiras, e mantenha ralos e tampas de vaso sanitário sempre fechados. Por esses pontos, a energia da prosperidade de esvai.

  • Harmonia no relacionamento
    Para manter uma energia positiva e harmonia no seu quarto, se tiver um companheiro, procure ter objetos de decoração sempre em número par. Ex: dois vasinhos com violetas, dois porta retratos etc.

EBOOK

Energias Negativas – Guia Completo

Obtenha todo o conteúdo deste artigo baixando nosso e-book.

Energias Negativas - Guia Completo

Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)