O que é Ansiedade?

Visualize comigo:

Começamos nosso dia esperando que a noite chegue logo para descansarmos novamente, começamos a semana esperando a sexta=feira, olhamos no relógio o temo todo para ver se o expediente está no fim.

Em janeiro esperamos pelo carnaval, depois pelos feriados de Páscoa, as férias de julho, o Natal e o Ano Novo.

Isto sem falar que estamos sempre esperando pelo futuro – fazer 18 anos, formatura da faculdade, encontrar um amor, casar, ter filhos, mudar de casa, a aposentadoria etc. estamos sempre pensando no depois, no depois, no depois.

Estamos sempre acelerados esperando que no “futuro” determinada coisa aconteça.

A ansiedade é um estado emocional de defesa contra o tempo das coisas e também sobre as cobranças da vida e da sociedade. É o medo de algo dar errado, de perder pessoas ou situações estáveis. Ou ainda a expectativa exagerada de que algo que se quer muito, aconteça.

Querer, desejar e correr atrás faz parte da nossa natureza humana, o problema é quando a ansiedade toma grandes proporções e tira a sua paz.

A ansiedade é o oposto da paz de espírito e da tranquilidade no comportamento. Ela impede que se viva intensamente a realidade presente.

Imaginar como será o amanhã provoca uma intensa atividade mental e grande desgaste de energia.

Sintomas Físicos

  • Respiração ofegante e falta de ar

  • Palpitações e dores no peito

  • Fala acelerada

  • Sensação de garganta fechada

  • Sensação de tremor

  • Agitação de pernas e braços

  • Tensão muscular

  • Tontura e sensação de desmaio

  • Enjoo e vômitos

  • Irritabilidade

  • Dor ou desconforto no peito

  • Boca seca

  • Insônia

Sintomas Emocionais

  • Preocupação excessiva

  • Dificuldade de concentração

  • Dificuldade de relaxar

  • Nervosismo

  • Medo constante

  • Sensação de que vai perder o controle

  • Desequilíbrio dos pensamentos

  • Medo de algo ruim acontecer

  • Medo de enlouquecer

  • Medo de morrer

Como controlar a Ansiedade?

Para controlarmos a ansiedade é fundamental ter consciência destes cinco fatos:

Primeira coisa que temos que ter em mente é o Poder do Agora:

  • Quando você estava vivendo sua adolescência, ela era PRESENTE.
  • Quando você estiver vivendo o futuro, ele será o PRESENTE.

Resumindo, nós só temos o presente para viver!

Se parar para pensar sobre isto, só temos um momento na vida onde temos consciência, o agora. Desta forma o correto é nos habituarmos a viver no presente. Uma das formas de meditação é você prestar atenção ao que está fazendo – estou lavando louça, estou tomando banho, sempre focado no que está fazendo no momento..

Temos que nos habituar a viver no agora e a esperar pelo melhor!

Um exemplo:

Vou usar um exemplo que vejo muito. Um casal começa a sair, a ficar como se diz hoje, e um dos parceiros começa a entrar num estado de ansiedade querendo saber se a relação vai dar certo, se vão namorar sério etc. Esta pessoa está com o foco no FUTURO. A fala por trás é: “No futuro, quando eu namorar, serei feliz”!

E desta forma a pessoa não vive o PRESENTE, não aproveita a fase inicial do relacionamento, a conquista, a fase de ir descobrindo o outro aos poucos. Não curte o momento presente e gasta um monte de energia em vão.

Por que em vão?

Por que tudo vai acontecer como tem que acontecer e no tempo que tem que acontecer. Simples assim. Não importa quanto ansioso você ficou, quanto medo etc. As coisas irão acontecer no seu ritmo.

Confiar nisto, já tira 90% da carga emocional que vem com a ansiedade.

Deixe de desejar que as coisas terminem logo e aproveite ao máximo suas atividades, trabalhos, amores, conversas, descanso.

Tenha em mente que todas as pessoas querem ser felizes. Errando ou acertando, tudo que fazemos é para sermos felizes.

E imaginamos que a felicidade um dia vai bater a nossa porta.

Sinto lhe informar, mas a felicidade não vai “chegar”!

Não vai acontecer algo milagroso que te traga a paz e a felicidade tão sonhada.

A paz, a felicidade e a alegria são o caminho.

Por exemplo:

Você tem um objetivo profissional. Para chegar lá como você reage a determinados acontecimentos, como se comporta para conquistar seu objetivo, quando de alegria coloca no seu dia a dia, como trata as pessoas etc.

Chegar ao objetivo vai te fazer feliz, sim, por alguns breves dias. Pense no carro novo que você comprou, ou em algo que conseguiu. Depois de alguns dias de euforia volta tudo ao normal.

Então não é chegar lá que importa. Como você trilha o caminho para conseguir o que quer é o que determinará sua felicidade.

A vida é probabilística. É provável que aconteçam algumas coisas, mas nem tudo sai como planejamos. A vida é cheia de possibilidades e situações que fogem ao nosso controle.

Por exemplo:

Você acorda e pensa na sua agenda. Chegar ao trabalho, reunião tal hora, atender o fornecedor a tal hora, fazer relatório para entregar hoje ainda, etc. Ao sair de casa e começar a dirigir, seu carro quebra. Toda a sua agenda, ou a maior parte dela foi por água abaixo. Você terá que correr atrás de um mecânico, coisa que não estava prevista.

A vida é cheia destas situações que não conseguimos controlar.

Na verdade, nós não controlamos nada. A única coisa que controlamos são os nossos sentimentos perante as situações da vida. Como vamos reagir.

Ficar chateado, desanimado, irritado, faz parte, mas quanto tempo você vai permanecer neste estado? Mude o foco, não fique alimentando estas emoções, deixe passar.

Para que você viva no agora, tenha um caminho feliz e deixe de acreditar que está no controle é fundamental se observar.

Feche os olhos agora e se pergunte: “Como estou me sentindo”? Feliz, triste, desanimado, esperançoso, alegre?

Seus sentimentos são seu guia de orientação pessoal. E os sentimentos são gerados pelos pensamentos constantes.

Desta forma, quando vier um pensamento que te provoque ansiedade, medo, tristeza ou qualquer emoção negativa, pare. Respire fundo e traga um pensamento oposto. Algo que te deixa feliz, em paz, pode ser um local que você gosta, uma pessoa, alguma realização pessoal, qualquer coisa serve desde que te deixe feliz e em paz.

Experimente fazer isto por alguns dias, você vai sentir a diferença.

Aqui vou recorrer a algo que todos conhecem:

Você coloca o leite parar ferver. Você quer que ele ferva e fica olhando. E ele não ferve. Você foi até a sala pegar algo, quando volta, o leite ferveu e sujou todo o fogão certo??

Por que?

Porque temos que soltar! Alguém já ouviu falar do efeito Zenão?

O átomo vibra. Quando o observador (nós) coloca sua atenção fixamente nele, ele para de vibrar. Isto quer dizer que ele paralisa. Este é o efeito zenão.

Então se você quer algo, visualize, tenha pensamentos positivos com relação aquilo e confie que aquilo vai acontecer e não duvide. Não fique a toda hora: ” Ah meu Deus será que vai, será que não vai…”, isto paralisa todo o processo.

Outro exemplo:

Você decide fazer uma compra por delivery. Manda a lista de compras ao mercado e espera que eles entregarem na sua casa. Por acaso você fica pensando assim: “será que vão entregar? Será tem o item x? Será que esqueceram meu pedido? Estou com medo que não entreguem”?

Alguém fica assim?
Claro que não. E por que não ficamos assim? Por que temos a CERTEZA de que vão entregar. Não é fé, não é acreditar, é certeza de que irão entregar, porque o sistema de delivery funciona assim.

É esta CONFIANÇA que precisamos cultivar dentro de nós para qualquer coisa ou situação que queremos viver. Quer uma promoção? Confie e tenha a certeza que já é sua, e solte – viva sua vida sem ficar duvidando. Quer um relacionamento? Tenha certeza que é digno de amor e que chegará alguém maravilhoso para você. Agradeça e solte.

O soltar é como “colocar nas mãos de Deus”, mas fazendo a nossa parte. Faça o seu melhor, viva intensamente cada momento, espere e acredite que o melhor virá para você, agradeça e esqueça. Sem pressão, sem dúvida, sem ansiedade.

E então veja a mágica acontecer. Tudo o que você faz de coração e totalmente entregue, porém desapegado do resultado, no fim, sairá da melhor maneira possível.

Dicas Práticas para controlar a ansiedade

  • Respiração Profunda
    Treine a respiração profunda por pelo menos 2 minutos do seu dia. Sempre que sentir que está ansioso, preocupado ou com medo, pare e respire profundamente umas 3 ou 4 vezes, focando apenas na sua respiração. Isto irá aliviar a pressão.

  • Relaxamento
    Estamos sempre correndo, cheios de atividades, seja no trabalho ou em casa. Habitue-se a se dar momentos de paz e relaxamento. Ao chegar em casa ou antes de dormir, coloque uma música suave, diminua a luz, respire e foque apenas na sua respiração. Você pode também falar mentalmente: “Estou relaxando meu corpo e minha mente”. Ou ainda pode mentalizar todas as partes do seu corpo relaxando, veja como fazer neste artigo.

    Ao praticar o relaxamento diariamente, você desacelera seu corpo e sua mente, e isto irá se refletir no seu dia.

  • Atividades Físicas
    Por que? Por um simples motivo – atividade física libera dopamina, endorfina e serotonina, que são os hormônios da felicidade. Isto traz um incrível bem-estar e disposição pelo resto do dia.

    Não precisa ir a uma academia. Você pode fazer uma caminhada, dançar, fazer yoga etc. Tem vários aplicativos que podem ajudar.
    Faça pelo menos 20 minutos por dia, 3 vezes por semana.

  • Organize seu dia
    Quando você planeja o seu dia com antecedência, você reduz a ansiedade. Faça uma lista dos seus afazeres e escreva num papel, caderno ou aplicativo, e deixe à vista. Desta forma você reduz imprevistos e gera mais autoconfiança.

    Imprevistos podem acontecer uma hora ou outra. Não se desespere, eles são normais, lembra que não controlamos a vida? Resolva da melhor forma possível e volte a sua lista.

  • Tenha um hobby
    Faça algo que você goste! Seja ler um livro, fazer crochê, pintar, fazer um curso de línguas, de fotografia, qualquer coisa, mas esta coisa tem que ser algo que te faça sorrir. Fazer o que gosta é uma forma de relaxar e se dar momentos de prazer.
    Isto faz com que você mude o foco dos problemas e também se orgulhe do que está fazendo.

  • Durma bem
    A qualidade do sono reflete em nosso humor e disposição. A quantidade de horas é seu corpo que vai dizer.
    Mas se você tem dificuldades para dormir, procure fazer alguns passos abaixo que vão te ajudar:

    • tome um chá.
    •  leia algumas páginas de um livro.
    •  ouça um áudio.
    •  não assista televisão antes de ir dormir, muito menos durma com a televisão ligada.
    •  não fique nos jogos de celular antes de ir para a cama. A mente fica saturada daquelas imagens.
    •  não pense no dia seguinte, se isto fizer com que fique mais ansioso. Deixe para planejá-lo ao acordar.
  • Bons pensamentos
    Aqui parece clichê, mas é a pura realidade. Cultivar bons pensamentos vai te ajudar a sair da ansiedade.
    Quando você se lembra de algo do passado, você sente aquela emoção novamente, certo?

    Por que? Porque nossos pensamentos influenciam em nossos sentimentos e emoções.
    Quando se tem ansiedade ou depressão, os pensamentos predominantes normalmente são pensamentos desastrosos e negativos.

    Muitas vezes não nos reconhecemos como uma pessoa pessimista, e não somos. Mas quando pensamos em determinado assunto que nos preocupa e ele aperta nosso peito, isto demonstra medo e insegurança.

    Comece a cultivar no seu dia a dia pensamentos positivos. Reviva coisas boas que já viveu. Visualize-se conseguindo aquilo que você deseja, e traga o sentimento de que já aconteceu. Isto vai te deixar num estado de alegria e felicidade.

  • Meditação
    Muita gente não gosta nem de ouvir falar, mas vamos desmistificar a meditação.

    Observe seu dia. Perceba quanto barulho e estímulos temos o dia todo. A televisão é uma gritaria, o barulho dos carros, as motos com escapamento estourado, os vizinhos, o carro do ovo etc. Não temos momentos de silêncio.

    E momentos de silêncio interior são fundamentais porque nos ligam à fonte, nos ligam ao nosso eu superior.

    A meditação é o silêncio interior. E você só vai conhecer os benefícios se tentar. Comece com 5 minutos, isto mesmo 5 minutos.

    Pode ser feita de duas formas

    •  meditação tradicional
      Consiste em esvaziar a mente de pensamentos e focar na respiração
    • meditação guiada
      São técnicas onde você pode ser guiado por um áudio ou ter um roteiro de como fará o exercício. Nesta forma de meditação focamos um objetivo específico.
    • oração
      Se não conseguir de jeito nenhum, você pode ficar estes 5 minutos em oração.

Terapia

Se o quadro se agravar ou se tiver crises frequentes, procure um profissional especializado. Ele estará apto a te ajudar neste processo. De qualquer forma, procure seguir os passos anteriores.

Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)